Contato Comercial

Alguma dúvida ou sugestão, entre com contato conosco que ficaremos felizes em ouvi-lo.



Mult-e© - Av. Andrômeda, 433 - S/L 03
Ed. Independence - Jd. Satélite
São José dos Campos - SP

contato@mult-e.com.br
+55 (12) 3923-5535

07/04/2017

Mult-e: evento sobre Indústria 4.0

postado as 14:20 de sexta-feira
WhatsApp Image 2017-04-07 at 11.06.38

Mult-e participa de evento sobre a Indústria 4.0 na Escola Politécnica.

A convite do Governo do Estado de São Paulo, a Mult-e participou no dia 4 de abril do evento “Indústria 4.0 e a Inovação Disruptiva” promovido pela Investe SP na Escola Politécnica da USP, com o renomado professor da Harvard Business School, Sunil Gupta.

Representando a empresa de engenharia digital de São José dos Campos esteve presente o Gerente de Tecnologia Leandro Fraceto. O evento reuniu empresas, órgãos de fomento e autoridades para discutirem os desafios tecnológicos para a implementação de projetos e os recursos necessários para o desenvolvimento.

O grande desafio das empresas, segundo o palestrante, é se adaptar à nova realidade do mercado promovendo a união entre o físico e o digital. Para exemplificar essa tendência, o Prof. Gupta mostrou cases de empresas que estão instalando chips dentro de órgãos humanos e de medicamentos para que os resultados de tratamentos médicos sejam enviados em tempo real para monitoramento da saúde das pessoas.

Além disso, já é realidade nos EUA a impressão de órgãos humanos em 3D. Ele acredita que a adoção dessas tecnologias será rápida, mesmo que no início apenas algumas peças serão produzidas assim, e a IoT (internet das coisas) cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Para acompanhar as evoluções, ele afirmou que a principal habilidade dos profissionais deva ser a compreensão dos dados dos clientes para atendimento personalizado das demandas.

Outro exemplo interessante apresentado na palestra foi uma fábrica de tratores que entendeu a necessidade de ultrapassar somente a produção do produto em sim. A fábrica americana ampliou seu foco e hoje, além de produzir os veículos, também estuda o clima e o solo para que possa apresentar aos clientes soluções de irrigação com o uso de algoritmos. Mais alguns exemplos: Zipcar empresta carro ao consumidor e cobra por hora, a GoodYear fornece pneus com cobrança por quilômetro rodado, etc.

Para ilustrar essa criação de plataformas de atuação dentro das empresas, o professor Gupta apresentou vídeo bastante interessante da Predix, plataforma digital da GE para a internet industrial. Vale a pena conhecer melhor: http://www.gereportsbrasil.com.br/post/141089151099/saiba-tudo-sobre-a-predix-plataforma-digital-da. A internet industrial é uma rede que cresce rapidamente e conecta máquinas e aparelhos de todos os tipos.

Ainda sobre a necessidade de coletar, armazenar, organizar e entender o grande volume de informações disponíveis hoje, o palestrante ressaltou a grande demanda que haverá no mercado por especialistas em análise de dados. “A tendência é que teremos poucas plataformas e muitos players de segundo nível trabalhando com essas plataformas. Máquinas serão desenvolvidas por softwares, que são alimentados e controlados por pessoas”, completou o professor Gupta.

 

Mult-e© - Av. Andrômeda, 433 - S/L 03 Ed. Independence Jd. Satélite
São José dos Campos - SP

contato@mult-e.com.br

+55 (12) 3938-5500